Como baixar e instalar o debian no virtualbox




Se você não tem nenhuma noção de como o linux funciona aconselho instalar uma máquina virtual se estiver usando o windows ou outro sistema operacional.
Faça o downloads neste link Virtualbox e instale o virtualbox, eu não vou entrar em detalhes de como instalar o virtualbox por que esse não é o objetivo deste blogger e sim o debian, mais acredito que se você está se interessando pelo linux você é capaz de instalar o virtualbox.
Para baixar o debian acesse o site do debian e até é legal pra você conhecer mais sobre o debian, use esse link Debian faça o dowloads do debian e grave em um cd/dvd ou pendriver, e instale no seu computador ou em uma virtualbox.
Esses exemplo de instalação eu vou fazer com o virtualbox.
Vou colocar passo-a-passo cada fase da instalação, lembre-se é importante que durante a instalação esteja desconectado da internet, por ser software livre da pra você ter noção do que pode acontecer se certas medidas de seguranças não for tomadas, em certas partes da instalação ira pedir que escolha um espelho (mirror) não se preocupe com isso  (Obs.:. no virtualbox dependendo do tipo de instalação que você escolher irá pedir pra configurar o ip automaticamente, muito provavelmente irá instalar só porque o virtualbox dá condição pra isso, agora se você preferir instalar direto em seu computador o instalador irá pedir que você configure o ip ou automaticamente ou manualmente, não esqueça de entrar no bios setup e mudar o boot para cdrom caso for instalar o debian diretamente no computador ).
Você pode fazer exatamente igual as imagens abaixo que não terá nenhum problema na instalação , então mão-a-obra.

Clique no botão novo e escolha um nome.


Escolhendo o sistema operacional

Nesta parte você ira selecionar a quantidade de memória, por padrão o virtualbox divide a memoria de acordo com a quantidade de memória que você tem instalado em sua maquina como no meu caso eu tenho 1G de memória ram ele dividiu pra 512M, o debian só no modo escrita que é o só no terminal consome pouco recurso de memória isso no modo de escrita, com até 128M de memória dá pra rodar o debian eu digo isso porque eu pessoalmente fiz o teste, mais o ideal é 256M de ram pra ficar melhor, nesta instalação eu selecionei 128M por ter pouca memória instalada na minha maquina, porque o minimo pra que o debian rode em modo gráfico é de 1G de ram, com 512M até vai mais se você quiser assistir filmes ou algo do tipo esquece, vai travar direto ai você vai pensar que o sistema não presta mais é por falta de memória, o ideal seria 2G pra ficar tranquilo rodar qualquer aplicação, jogos, etc..


Escolhendo o tamanho da memória

Nesta pare o virtualbox ira criar um disco virtual nesta caso não precisa fazer nada só continuar a instalação.


Obtendo o disco rigido

Nesta parte o virtualbox vai escolher o tipo de arquivo para o disco rígido é só continuar a instalação.


Escolhendo o tipo de arquivo para o disco rigido

Nesta parte o virtualbox irá perguntar que tipo de armazenamento você quer tamanho fixo se você tem um disco rígido com bastante espaço escolha um tamanho que você acha que tá bom pra usar o virtualbox ou deixe que ele faça isso automaticamente a medida qual vai aumentando o arquivo ele vai automáticamento alocando espaço no disco, continue a instalação.


Armazenamento do disco rigido fisico na maquina real

Como eu havia dito antes no exemplo acima escolha um tamanho de espaço no disco e continue a instalação.


Escolhendo tamanho do disco rigido

Pronto sua maquina virtual está instalada e configurada. Clique em iniciar.


Configuração completa


Agora vamos instalar o sistema debian, de um clique na maquina virtual que acabou de criar e clique na seta verde pra iniciar a instalação do debian, neste caso supondo que você já tenha baixado a imagem iso do debian não precisa salvar em um cd/dvd ou pendriver para fazer a instalação basta clicar no ícone pasta e localizar onde está a imagem iso e continuar a instalação.


Localizando imagem iso debian

Aqui você escolhe o tipo de instalação 32bits, 64bits, modo gráfico, fica a seu critério, dica como está aprendendo não custa você ver os outros tipos de instalação, isso até e legal porque você vai fixar bem na mente como fazer e não se atrapalhar depois se for fazer em outra arquitetura, lembre-se você está aprendendo erro faz parte é errando que se aprende e fazendo que você vai aprender.
Daqui pra frente é só seguir as imagem onde precisar de atenção eu irei fazer um comentário.


Inicio instalação do debian

Escolhendo o idioma.


Escolhendo idioma

Tecle enter.


Aceitando o idioma

Localidade escolha uma.


Selecionado uma localidade

Esta detectando os hardware de sua placa mãe, aqui vale apena dizer, no meu ponto de vista a superioridade do linux em relação ao windows, porque ?
No windows o sistema não reconhece todos os hardware da placa mãe eu digo isso por ter instalado varias vezes o windows xp, win7 , vista …, e ter que procurar por driver pra configurar os hardware da placa mãe, já o linux ele reconhece automaticamente todos os hardware e instala todos os driver inclusive de placas antigas como a que eu comecei a estudar o linux pra você ter uma noção a minha placa mãe é a gigabyte -ga-8vm800m, eu não sou muito bom em hardware mais sei que essa é uma placa antiga, e com o windows eu tinha que ficar procurando driver pra funcionar principalmente a placa de rede ...


Sistema detectando hardware

Nesta parte não se preocupe em configurar a rede lembre-se que você não está conectado a internet. Supondo que você esteja instalando um uma maquina real e o cabo de rede está desconectado do roteador o debian iria pedir pra você configurar manualmente a placa de rede, mais como estamos instalando no virtualbox ele já configura a placa de rede eth0 porque o virtualbox prove meios para que isso aconteça seria a mesma coisa que se você estivesse instalando o debian com o cabo plugado na maquina e no roteador mais sem estar conectado na internet, pra entender melhor desconecte os cabos que dá acesso a internet mesmo assim haveria comunicação entre o computador e o roteador mais não teria acesso a internet, é praticamente isso o que acontece no virtuabox se na configuração de redes na opção avançado se estiver marcado cabo desconectado, vai configurar a placa mais não vai conectar com a internet.
Agora se estiver instalando o debian em uma maquina real nesta parte você poderia fazer esse macete, mais não seria de grande proveito, porque no futuro se você precisar configurar uma placa de rede no debian você saberia como fazer ?
É por isso que é bom fazer tudo na unha dá trabalho mais dá frutos e você aprende como se faz e não esquece mais.


Sistema configurando placa de rede

Na parte de domínio pode deixar em branco e continuar com a instalação, caso você tenha ou sabe configurar um domínio fique a vontade ou deixe em branco.


Configuração de domínio

Nesta parte é muito importante porque é a senha root que será gravada, lembre-se dela porque toda e qualquer manutenção, instalação, atualização, serviço de administração irá pedir a senha root guarde bem com carinho e nunca se esqueça dela.


Configurando senha root

Confirmação da senha root.


Confirmando senha root

Nesta parte você irá criar uma conta de usuário normal.


Criando conta de usuario

A senha de usuário não pode se a mesma que root.


Configurando senha de usuario

Confirmação da senha de usuário.


Confirmando senha de usuario

Nesta parte selecionar o fuso horário como aqui é são paulo pela lógica !!



Selecionando fuso horario

Nesta parte vai detectar o hd. Ai você escolhe se vai querer fazer manualmente ou deixar que o debian faça isso, profissionalmente falando você teria que fazer isso manualmente, particionado o disco, mas se você não sabe como fazer isso ainda deixe que o sistema de instalação a princípio continue seguindo o passo-a-passo da instalação.
E depois que você entendeu o conceito de particionamento e como funciona a estrutura de diretórios no linux, faça de novo a instalação, não tenha preguiça você está aprendendo procure fazer manualmente as configurações de particionamento pra no futuro não cometer erros.


Sistema detectando hd

Nesta parte selecionar o hd. Pode acontecer de ter mais de um hd em um gabinete.


Sistema selecionado hd

Nesta parte por medida de segurança escolha essa opção de partição separada mais pra frente você vai entender porque, aqui já esta começando a segurança do linux.


Sistema escolhendo partições separadas por segurança

Nesta parte aceitar as partições com enter.


Aceitando as alteraçoes de partição no hd

Aceitar as mudanças.


Confirmando as alteraçóes

Esta formatando o hd.


Sistema formatando hd

Nesta parte foi onde eu disse no início que vai pedir um espelho (mirror) para atualizar pacotes, como eu espero que você esteja desconectado da internet ignore essa parte porque depois de instalado iremos tomar certas medidas de segurança pra começar dar forma ao debian e fazer atualização do sistema.


Selecionando espelho de atualização (source.list)


Lembre-se você não está conectado a internet então ignore essas etapas.




Deixe em branco não se preocupe.


Configuração de proxy


Aqui com as setas do teclado vá para a opção 'voltar' e tecle enter.


Retornando a menu anterior

Com a seta vá em 'sim' e tecle enter.


Aceitando as configuração e prosseguindo com a instalação

Aceite se quiser.


Caso queira participar da comunidade

Dica para ter mais segurança com o debian ele já traz o necessário para instalação do sistema não precisa acrescentar mais nada, é por isso que é recomendado primeiro instalar o sistema com os pacotes que já vem no dowload sem estar conectado na internet, pode observar são 57 pacotes que já são o suficiente para a instalação inicial, e dai pra frente vamos instalando o que precisar, (Obs:.dica pra evitar transtornos futuros se você escolheu a distribuição debian então instale pacotes debian, isso fica mais fácil pra reparar complicações futuras, vai pela logica também se é debian pacotes debian não pacotes slackware por exemplo, se não complica né) você pode fazer o teste instalando o debian conetado na internet alem de demorar muito irá baixar pacotes que você nem sabe o que é e pra que serve abrindo assim as portas pro inferno e você nunca mais terá sossego sempre vai ter um lazarento fuçando na sua maquina e você não vai conseguir fazer nada de útil, a sua maquina foi comprometida, e depois das medidas de segurança instale o que for preciso.


Instalando o sistema linux debian

Terminando de instalar o sistema debian.


Progresso da instalação

Aqui ele vai instalar o carregador GRUB que é responsável pelo boot do linux, sem ele iria ficar complicado a inicialização do sistema, e a vantagem também é que você pode fazer um dual-boot, você pode ter mais de um sistema operacional instalado em seu hd, podendo escolher qual S.O gostaria de inciar, linux, windows, mac,  por ai vai.


Instalando o carregador grub

Aceite a instalação do iniciador GRUB.


Aceitar o carregador grub

Aqui é onde você gostaria de salvar esse arquivo, se você tive mais de um hd no seu gabinete, escolha sempre onde você instalou o sistema debian assim você evita dor de cabeça na inicialização do S.O.
Lembrando que esse arquivo é o primeiro arquivo que fica armazenado no hd, quando o S.O inicia o bios procura esse arquivo e carrega na memória e assim iniciando o S.O.


Selecionando o local de instalação do carregador grub

Finalizando a instalação.


Finalizando a instalação do debian

Tecle enter.


Termino da instalação do debian

Iniciando o debian aqui você tem a opção de iniciar normalmente e opções avançadas.
Iniciando normalmente você irá pra sua conta de usuário normal, e logar com seu nome de conta que você criou e com a senha que você criou para essa conta.
No caso de opções avançadas você vai se logar como usuário root e com a senha root que você criou na instalação.
Dica evite logar na opção avançada sem necessidade a não ser que você saiba o que está fazendo.
Por qualquer vacilo você pode prejudicar todo o sistema debian, procure sempre logar como usuário normal e de lá se tornar root se precisar mais adiante você irá aprender como fazer isso.


Iniciando o sistema linux debian

Ai está o seu sistema debian instalado, para se logar como usuário normal digite o nome que você criou na conta de usuário aperte enter, digite a senha e aperte enter, até o próximo capitulo, não foi tão difícil assim nê.


Tela de login do debian

Agora é ir praticando os comandos e ver o que acontece!!
Postar um comentário
class="fb-like" data-share="true" data-width="450" data-show-faces="true">