quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Entendendo o grub

Para simplificar o grub simplesmente é o responsável por carregar o boot do sistema.

E é o primeiro programa ou software que é executado quando o computador é ligado, e também é responsável por carregar e transferir controle para um sistema operacional.
E o arquivo de configuração do grub fica em  /etc/defalt/grub.
Agora vou listar os parâmetros deste arquivo e as discrição de cada um.
Para editar este arquivo use um editor de texto que você esteja acostumado.
Por exemplo nano /etc/default/grub.
Lembrando que tudo que vier depois do carácter # é comentário, e no caso dos parâmetros retire o carácter # para habilitar os parâmetros.

GRUB_DEFAULT =  É  a entrada pedrão do grub, e isso é feito por número, e por padrão é '0';


GRUB_SALVEDEFAULT =  Nesta opção se usa verdadeiro (true) ou falso (false), se selecionado verdadeiro o grub irá guardar uma entrada para futuras execuções.Esta opção se baseia no bloco de ambiente que pode não estar disponíveis em todas as situações.


GRUB_TIMEOUT = É a quantidade de segundos para a inicialização por padrão é '5' para inicio imediato defina como '0'.


GRUB_HIDDEN_TIMEOUT = Este parâmetro faz com que o sistema espere por alguns segundos para que uma tecla seja pressionada antes de exibir o menu. Caso nenhuma tecla seja pressionada durante o tempo designado o menu será exibido após o tempo designado por padrão é '0'


GRUB_HIDDEN_TIME_QUIET =  Esse parâmetros e com verdadeiro (true) ou falso (false) se for verdadeiro vai inibir a contagem que foi selecionada no parâmetro acima, por padrão é 'falso'.


GRUB_DEFAULT_BUTTON, GRUB_TIMEOUT_BUTTON, GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_BUTTON, GRUB_BUTTON_CMOS_ADDRESS =   Variantes das variáveis ultizados para apoiar botões de energia específicos do fornecedor.


GRUB_DISTRIBUTOR = Esse parâmetro é usado para gerar entradas mais informativas no menu.

GRUB_TERMINAL_INPUT =  Seleciona om dispositivo de entrada do terminal, como consoles ( pc, bios e efi), serial ( serial terminal) ofconsole ( console de firmeware open) at keyboard (pc at teclados) usb keyboard (teclado usb). por padrão usar o nativo da plataforma ou sistema operacional.

GRUB_TERMINAL_OUTPUT =  Seleciona o dispositivo de saida,  console (consoles PC BIOS e EFI), serial (serial terminal), gfxterm (Saída de gráficos-mode), ofconsole (Console de firmware Open), ou vga_text (Saída de texto VGA), por padrão usar o nativo da plataforma ou sistema operacional.

GRUB_TERMINAL =  Se esta opção for definida substitue os  GRUB_TERMINAL_INPUT
e GRUB_TERMINAL_OUTPUT  para o mesmo valor.

GRUB_SERIAL_COMMAND = Serve para configurar uma porta serial, o padão é 'serial'.,

GRUB_CMDLINE_LINUX =  Serve para adicionar entradas de argumento do menu para o kernel.

GRUB_CMDLINE_DEFAULT = Para configurar esse parâmetro é com verdadeiro (true) ou falso (false), esta opção lista argumentos de linha de comando para adicionar uma entrada padrão depois de listados em GRUB_CMDLINE_LINUX.

GRUB_DISABLE_LINUX_UUID =  Para configura esse parâmetro é com verdadeiro (true) ou falso (false), usa indicadores exclusivos (UUIDS) para identificar o sistema de arquivos raiz para o kernel do linux, para desativar o uso de (UUDS) defina o parâmetro como verdadeiro (true) .

GRUB_DISABLE_RECOVERY = Para configurar esse parâmetro é com verdadeiro (true) ou falso (false), se esse parâmetros estiver definido como verdade (true), desativa o menu de modo de recuperação.

GRUB_VIDEO_BACKEND =  Esse parâmetro da suporte de video gráfico, carregando os drivers de video disponiveis pra seu hardware.

GRUB_GFXMODE =  Define a resolução da tela, podendo usar a placa de video que suporte as extensões bios, vesa, vbe, por padrão é 'auto'.

GRUB_BACKGROUND =  Define uma imagem de fundo, o valor deste parâmetro deve ser um arquivo com extensão .png, .tga, .jpg ou .jpeg.

GRUB_THEME =  Define um tema para uso.

GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX =  Parâmetro 'texto' força o kernel iniciar em modo texto, parâmetro 'guarda' para modo gráfico.

GRUB_DISABLE_OS_PROBER =  Para configurar esse parâmetro é com verdadeiro (true) ou falso (false), com o parâmetro 'os-prober' se tiver instalado descobre outros sistemas operacionais instalado, gerando entradas apropriadas para eles, defina esse parâmetro como verdade (true), para desativar.

GRUB_INIT_TUNE = Toca musica no auto-falante quando o grub é iniciado.

GRUB_BADRAM =  Se esse parâmetro for definido o grub filtra as regiões da memória especificada.

GRUB_PRELOAD_MODULES = Esse parâmetro define uma lista de nomes de módulos do grub separado por espaço.

Para mais informação sobre o grub link do site manual grug.
class="fb-like" data-share="true" data-width="450" data-show-faces="true">